Ensino Lúdico da Geometria Analítica
Gisele Lima, Katia Pereira, Ilsiara Fonseca, Michele Dalmolin, Thais Silveira
Conforme
pesquisa realizada, foi no século XVII que René Descartes, em seu livro La Géometrie, estabeleceu um novo método
chamado Geometria com coordenadas ou
Geometria Analítica, Onde através
deste método Descartes procurou relacionar as figuras geométricas (ponto, reta,
circunferência...) com os elementos algébricos (pares ordenados, equações...).
Encontramos
uma maneira fácil e divertida de introduzir o assunto Geometria Analítica, no
ensino fundamental, ou até mesmo no ensino médio (caso perceba alguma
dificuldade dos alunos em identificar pontos no plano cartesiano, por exemplo).
Temos como recurso o jogo: Em
busca de Diamantes.
O jogo consiste em uma tabuleiro
(imagem 1), dois dados, numerado de 1 à 6 e o outro com letras de A à F, além
de fichas para representar os pontos encontrados.
Imagem 1
Reunimos dois alunos em cada
tabuleiro, cada jogador na sua vez, lança os dados e marca com uma ficha a
posição encontrada, por exemplo: número 1 letra E, deve marcar seu ponto nesta
posição. Caso a posição tenha alguma instrução, deve segui-la.
Se ao jogar os dados, sair alguma
casa que já esta ocupada, deve-se jogar novamente.
O objetivo geral do jogo é
colocar fichas sobre todas as casas onde há diamantes.
Ao final é só contar os diamantes
das casas que cada um conseguiu e ver quem obteve a maior quantidade.
Após ter encontrado o ganhador,
passamos para a parte teórica do conteúdo, o nosso objetivo específico, a
Geometria Analítica.
Devemos dialogar com os alunos,
mostrando que o dado numérico refere-se ao Eixo
das Ordenadas (eixo y) e o dado das letras refere-se ao Eixo das Abscissas (eixo x).
Após esta compreensão, pedimos
para eles fazerem uma nova rodada, utilizando o outro tabuleiro (imagem 2)
anotando os pares ordenados e representando-os no mesmo.
Imagem 2
Em seguida entregamos outro
tabuleiro (imagem 3) e pedimos para identificarem os pontos representados pelos
diamantes. Assim poderemos verificar se existe alguma dúvida ou dificuldade
quanto à representação de pontos no plano cartesiano.
Imagem 3
Temos este jogo como grande
aliado na introdução à Geometria Analítica, um recurso eficiente e bem aceito
pelos alunos.
Referências: TOSSATO, Carla
Cristina. Coleção Idéias e Relações, Matemática 2. Ed. Nova Didática, 2001.
Páginas: 154 e 155.
Oi Gisele e demais colegas, gostei bastante abordagem de vocês. Nos também abordamos a questão lúdica em nossa postagem. Acredito que independente da idade ou fase do estudante, trabalhar o lúdico proporciona a interação e vivÊncia dos conceitos num formato divertido.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!!!
ResponderExcluirConcordo com Waldir, a utilização de materiais lúdicos proporcionam aos alunos um aprendizado prazeroso, independente da idade ou fase do estudante.
Abraço
Parabéns pelo trabalho. Também em minhas pesquisas encontrei abordagens sobre vetores até com histórias infantis.
ResponderExcluirÓtimo trabalho! Vou arquivar este trabalho para usar com meus alunos no futuro.
ResponderExcluirOlá pessoal, gostaria de informá-los que para que os comentários de vocês sejam considerados devem apresentar fundamentação em relação ao tema. Comentários do tipo, concordo, interessante, trabalho legal servirão como estímulo para os colegas, porém não serão utilizados como critérios de avaliação. A intenção da atividade é a troca é estimular a discussão/debate através do estudo, da pesquisa, do conhecimento, novas informações. Aguardo interações mais participativas de todos os grupos. Abraço Taís
ResponderExcluirOlá pessoal, mais um lembrete, não esqueçam que assim que possível enviem o link do mapa conceitual para que eu possa acompanhar e auxiliá-los. Abraço Taís
ResponderExcluirA utilização de jogos para o ensino facilita a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo, tornando a aula mais interativa, onde os alunos se socializam e discutem sobre os problemas propostos.
ResponderExcluirNa Geometria Analítica os jogos são ferramentas indispensáveis, pois os alunos precisam visualizar de uma forma prática para poder entender está matéria de uma forma mais fácil.
ResponderExcluirVejam que problema interessante de geometria analítica encontrei no www.dgidc.mim-edu.pt, trata-se do Geometria no 10 ano: e acreditem tem solução e bem prática: Mostra que se o ponto A, de coordenadas (a, b, c), pertence a uma superfície esférica de centro na origem, os pontos de coordenadas (b, c, a) e (c, a, b) também pertencem a essa superfície esférica.
ResponderExcluirIndica, pelas suas coordenadas outros três pontos dessa superfície esférica que pertençam ao primeiro octante.
Indica, pelas suas coordenadas outros pontos dessa superfície esférica que, com o ponto A, sejam vértices de um paralelepípedo.
Indica as coordenadas de mais alguns pontos dessa superfície esférica. Entre os pontos que escolheres, agrupa os que pertencem a um mesmo plano paralelo a um dos planos coordenados.