sábado, 16 de novembro de 2013

Universidade Federal De Pelotas

Polo: Sapucaia do Sul


Postagem das alunas: Gisele Pereira de Lima, Ilsiara Silva Fonseca, Michele Marques Dalmolin, Kátia Pereira, Thais Silveira.


PORTO ALEGRE - 1952


Fonte: Google Imagens
O prédio escolhido para a pesquisa foi o da Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso, situado no bairro Ilha da Pintada na cidade de Porto Alegre, o mesmo é localizado no centro do bairro bem na beira do Rio Jacui.

A primeira sede da escola foi construída em 1936 (Era Vargas), era uma casa de madeira.
Esta casa era de uma moradora que inicialmente ensinava as crianças do bairro a ler e escrever na área de sua casa, e como o número de crianças interessadas no aprendizado foi crescendo a mesma abriu as portas da sua casa e transformou sua casa na escola do bairro, a Escola Isolada Aristides Garnier.
Infelizmente em 1941, com a violenta enchente que se abateu sobre o estado do Rio Grande do Sul, a escola foi totalmente destruída, passando a funcionar em precárias condições em uma residência particular, graças à ação incansável da sua diretora Professora Santa.

Em 1952 o prédio atual foi construído, no momento “Nacional Desenvolvimentalista (1946-1964) pelo então governador Ildo Meneguetti e na presidência do Brasil estava Emílio Garrastazu Médici e nesse governo, pode observar-se uma política de obras públicas, baseadas em grandes projetos como: Ponte Rio-Niterói, Itaipú, Transamazônica, e Mobral (projeto de alfabetização). Houve também evolução nos meios de comunicação de massa — destaca-se a criação da Rede Globo — os quais auxiliaram na propaganda em favor do governo.

 O prédio da escola foi construído então neste momento e com capacidade para 200 alunos e já de tijolos, porém como “palafitas”. Na parte de baixo do prédio eram somente colunas bem altas e sem salas de aula, sem repartições, apenas as colunas, os alicerces. As salas de aula eram apenas no andar superior do prédio por conta das enchentes. A escola tinha sua frente voltada para o lado do Rio Jacuí, pois por ali os alunos desembarcam dos barcos de seus pais e avós já que naquela época este ainda era o meio de transporte mais utilizado, quem sabe o único dos moradores do bairro. Neste ano a escola já se chamava Grupo Escolar Almirante Barroso.

O Patrono da escola: Francisco Manoel Barroso da Silva – O Barão do Amazonas, mais conhecido como Almirante Barroso, nasceu em Portugal em 29/09/1904 e faleceu em Montevidéu em 08/08/1982. Comandou uma esquadra da Marinha Nacional por ocasião da Guerra do Paraguai. Na sangrenta batalha do Riachuelo, proferiu a frase que ficou célebre e muito incentivou os seus camaradas: “O Brasil espera que cada um cumpra com o seu dever.”

Frase esta que hoje é passada aos alunos e que todos deveriam seguir a risca.

Nos próximos anos o prédio passou por reformas, construiu salas na parte inferior, para poder atender a demanda de moradores (já atendendo as demais ilhas também), reformas para aproveitamento de espaços, mas nenhuma delas alterou a estrutura ou desing do prédio.

Breve vídeo com imagens capturadas da escola e imagens cedidas pela direção da escola:



A primeira escola de ensino fundamental instituída em Porto Alegre foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva, em 5 de novembro de 1955 que primeiramente se chamava Escola Municipal 5 de Novembro.

Conversando com alguns moradores mais antigos da região, conseguimos perceber que naquela época eles viviam numa cidade menos maliciosa, mais simples e muito mais feliz. Uma entrevistada relata que naquela época, mesmo sem o desenvolvimento, sem a tecnologia, sem a evolução que temos hoje, ela era bem mais feliz, que preferiria continuar andando de barco do que ter que enfrentar este trânsito de hoje e os assaltos, enfim ela diz: “A felicidade de ontem é o meu sonho de amanhã!”

Quanto às aulas daquela época, o que conseguimos apurar é que as mesmas eram extremamente cansativas, somente aulas expositivas, com poucos alunos (o que proporcionava ao professor dar uma maior atenção a cada um dos alunos).

Também descobrimos que os professores apenas tinham a formação do curso normal, o magistério, e algumas vezes somente o “Ginásio”, e ainda assim suas aulas eram muito bem ministradas e os alunos obtinham mais conhecimentos do que nos dias de hoje.

Em meados de 1990 a escola ganhou um aliado, o grupo “Gerdau Yohanpetter (confirmar escrita)” apadrinhou a escola e desde então sempre ajudou a mesma com custeio de obras, aquisição de materiais, construção do laboratório de ciências para que a escola recebesse a Ensino Médio em suas instalações e claro o Ginásio de Esportes que foi construído em 2009 e trouxe melhora para os alunos e também para escola.

O trabalho da escola esta sempre em conjunto com a comunidade, e os projetos desenvolvidos que mais se destacam são os projetos voltados para a questão ambiental, pois a população estudantil do bairro é formada por ilhéus e filhos de pescadores.
Hoje a escola possui 669 alunos matriculados, dentre a pré-escola e o ensino médio, formando 33 turmas e todos moradores das ilhas; conta com um quadro de 45 professores e 17 funcionários. Neste período a escola esta passando por uma pequena reforma por problemas no telhado, mas a direção garante que o prédio nunca será modificado: “O nosso prédio, é a cara da nossa escola”, afirma a diretora.


Escola vista de satélite. 
Fonte: Google Maps


Referências: Pesquisa na Escola;
Fotos tiradas na escola pela aluna Thais Silveira;
Fotos do arquivo da escola;

4 comentários:

  1. Olá pessoal, bom trabalho. Que bom que conseguiram falar com pessoas que lhes deram informações sobre uma outra época da educação, "um pouco diferente" da atual. Com base nas pesquisas realizadas, com as leituras que vocês tem feito sobre a história da educação, em que momento houve uma grande mudança na educação, onde as escolas mudaram, os professores mudaram? É possível identificar ou compreender essa "mudança", que quase todos os trabalhos apresentam em forma de saudosismo pelos entrevistados? Abraço Taís

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal reforço a orientação já feita em outros espaços da importância da interação e contribuições de vocês em relação a tarefa, não é apenas a postagem da tarefa que faz parte da avaliação, mas também o comentário, a contribuição de vocês quanto aoa tema abordado. Aguardo as trespostas de vocês das quesguntas que deixei no comentário anterior. Abraço Taís

    ResponderExcluir
  3. Este trabalho notamos como é importante a preservação da nossa história. Existem muitos prédios antigos que contem nossa história através de sua arquitetura e detalhes que era da época, cultura é algo indispensável para o nosso crescimento como pessoa.

    ResponderExcluir
  4. As mudanças econômicas ocorridas no Brasil não tiveram a educação como ponto de partida (protagonista), por isso estamos sempre correndo atrás do prejuízo, e slogans como "a indústria pede e o Senai forma" são cada vez mais reais. O programa do governo "todos pela educação" é ótimo, mas por onde começar se temos muito ou tudo ainda para fazer?

    ResponderExcluir