Até o ano de 1937 contava o distrito com pequenas escolas particulares. A necessidade imperiosa de criação de uma Escola Estadual estruturada tornou-se urgente e efetiva devido ao número crescente de educandos na região. Eis que em 24 setembro de 1937 (Era Vargas, 1930 a 1945) foi criada pelo decreto nº 6754/37 o Grupo Escolar de Sapucaia do Sul, sua primeira diretora foi a professora Nilda Lopes Souto Mayer, a escola iniciou com 80 alunos e 4 professores.
A Escola Estadual pioneira na localidade é
considerada um símbolo da população sapucaiense que sempre a viram como: “Grupo
da Figueira”, “Grupo de Sapucaia”, “Grupo Escolar de Sapucaia do Sul”, numa
atribuição de pioneirismo, destaque, estima e consideração, a elegeram a parte
integrante, atuante, colaborando para o crescimento da nossa Sapucaia do
Sul.
Através de decretos, resoluções e apostilas
que citaremos, a escola passou por varias designações.
Decreto 29.008/79- Resolução nº 111/74
reorganiza o Grupo Escolar da Sede que passa a ser designado e denominado Escola
Estadual de 1º Grau de Sapucaia do Sul – 1ª a 4ª série.
Retificado pela apostila nº 38.947/80 designa
como Escola Estadual de Sapucaia do Sul – 1ª a 5ª série.
Em 1991 face aos pareceres nº 200/84 do
Conselho Estadual de Educação e nº 117/91 do Departamento de Ensino do 1º Grau,
autorizou o funcionamento da 6ª série e passa a designar-se Escola Estadual de
Sapucaia do Sul – 1ª a 6ª série.
A partir do parecer 99/99 – 29/01/99 e do
processo SE nº 94.353/1900/98.4 autoriza o funcionamento de 7ª e 8ª séries do
Ensino Fundamental.
E, conforme o disposto nas Resoluções CEED de
nº 234/98, CEED nº 242/99 e no Parecer CEE nº 99/99, designa como Escola
Estadual de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul.
Hoje a parte restratória é patrimônio tombado
onde está localizado o Museu Histórico de Sapucaia do
Sul.
Atualmente, a Escola conta com 630 alunos, 24
professores e 6 funcionárias, sendo diretora a professora Nivea Luiza Bastos
Boavista Nogueira.
A Escola tem como filosofia sensibilizar o aluno para
os valores éticos, políticos e morais, respeitando a individualidade de cada um,
exercendo assim um papel mediador na aquisição e transformação de
conhecimento.Estrutura Administrativo-financeira
Serviços oferecidos pela
escola: merenda escolar, reforço pedagógico, feira do livro, etc...
Recursos financeiros: PDDE
(anual) Eventos realizados (ao longo do ano letivo)
Departamentos que funcionam na escola
Direção
Secretaria
Biblioteca
Coordenação
Pedagógica
Salas de Aula
Ambiente
Sala dos
Professores
Laboratório de
Informática
Parque
Infantil
Serviço de
Orientação Educacional
Recursos financeiros:
Mensalmente recebe-se a verba
de repasse e Caixa Escolar.
Anualmente a Escola recebe a
verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), que é destinada a compra de
materiais permanentes e de consumo. Também contamos compõem recursos extras , de
eventos tais como: festa junina, Acampamento Farroupilha, feira do Doce, Ação
entre Amigos entre outros.
Plano de
Ação
Metas
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Ações
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Envolver
os pais nas atividades realizadas na escola
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- Promover gincanas
culturais
- Realizar palestras
envolvendo os temas drogas, DSTs, Bulling, violência familiar,
- Segurança, doenças
epidemiológicas, doação de órgãos
- Projetos de ensino
envolvendo os pais
- Exposição dos trabalhos dos
alunos nas reuniões e conselhos de classe
|
Incentivar
o resgate dos valores morais
|
- Trabalhar com filmes e
músicas que despertem o respeito mútuo
- promover trabalhos de campo
que evidencie as consequências de atitudes indisciplinadas e/ou
infracionárias
- Solicitar junto à 27ª CRE
apoio para conclusão das ações
- Convidar pessoas da
comunidade para dar depoimentos e testemunhos de
vida
|
Elevar a
qualidade do ensino aprendizagem
|
- Realizar projetos
envolvendo as datas cívicas e comemorativas, com temas de acontecimentos
emergenciais conforme a necessidade do momento
- Solicitar apoio de cursos e
oficinas pedagógicas de aprimoramentos e capacitação ao corpo
docente
- Participar dos programas
direcionados pelo MEC
- Promover grupo de estudos
com o corpo docente
- Envolver professores e
alunos em atividades culturais extra às atividades de rotina
escolar
- Realizar diagnósticos e
análises de dados do desempenho acadêmico
- Promover projetos de
leitura, escrita e cálculos
- Solicitar apoio junto a 27ª
CRE cursos de aprimoramento no atendimento aos alunos com necessidades
especiais
|
Assegurar
o cumprimento da LDBEN e Regimento Escolar
|
- Promover estudos da LDBEN
- Retomada constante do
Regimento escolar
- Aplicar corretamente o
sistema de avaliação
- Informar aos pais ou
responsáveis, os métodos e critérios de avaliação em cada
trimestre
- Realizar o Conselho de
Classe
|
Trabalhar
com a comunidade escolar conceitos de disciplina, respeito, responsabilidade,
ética, amor ao próximo e outros
|
- Abordar os temas
transversais em aula e em atividades extras
- Promover momentos de
reflexão e palestras educativas que possam contribuir com a conscientização da
comunidade escolar
- Aplicar dinâmicas de
grupo
- Utilizar
vídeos
- desenvolver projetos
relacionados a ética., disciplina, responsabilidade e respeito
mútuo
|
Promover
eventos educativos e recreativos
|
- Promoção de eventos
educativos por ocasião de datas cívicas e comemorativas relacionadas ao meio
ambiente, carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore,
Dia do Estudante, independência do Brasil,
Dia das Crianças, Dia dos
|Professores, Natal; através de teatros , excursões culturais, gincanas,
olimpíadas, feiras culturais, mostra científica e folclórica, comemorações e
exposições em todas as áreas do
conhecimento
|
Projetos
que serão desenvolvidos na escola
Projeto
|
Objetivos
|
Leitura
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Sensibilizar a comunidade
escolar para a importância da leitura no dia a dia
Trazer autor
presente
Oportunizar feira do
livro
|
Meio
Ambiente
|
Compreender a necessidade e
dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais nos
quais interagem aplicando no seu cotidiano
|
Festa
Junina
|
Resgatar valores culturais
relativos a festividade
Desenvolver o gosto pelas
poesias, musicas e danças
|
Tradicionalismo
|
Resgatar as tradições
gaúchas
Repassar valores
culturais
Estimular ritmos e
danças
|
Brincadeiras
Infantis
|
Resgatar brincadeiras
antigas
Estimular a comemoração do
dia da criança
Desenvolver raciocínio lógico
e corporal
Trabalhar coordenação motora
ampla e fina
Desenvolver percepção
auditiva e visual
|
Páscoa
|
Promover um encontro com a
religiosidade respeitando as diversidades
Sensibilizar a comunidade
para a elevação da mesma
|
Feira de
Ciências e Idéias
|
Trabalhar temas importantes
do cotidiano
Desenvolver a capacidade de
pesquisa dos alunos
Desenvolver e promover o
convívio social
Desenvolver a
criatividade
Trazer a família para dentro
da escola
|
Folclore
|
Distinguir as diferenças de
costumes das festas em outros países e estados bem como suas semelhanças com a
nossa cultura
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Africanidade
|
Trabalhar o ancestral
africano
História e cultura
afro-brasileira e africana
Sensibilizar a comunidade
para a diversidade
étnico-racial
|
Olá Fernando, que bom que conseguisses informações para realizar a tarefa. Foi realizada uma entrevista? De onde foram retiradas essas informações? Algum fato importante que possas acrescentar da tua visita? Qual a tua visão do desenvolvimento/ evolução da escola? Abraço Taís
ResponderExcluirOlá Fernando, reforço minhas questões do comentário anterior, pois são dados importantes para que possamos debater o assunto. A interação com alguém da escola para nos relatar a evolução ou sua história é bem importante nessa tarefa. É bem importante que façam a referência de onde foram retiradas as informações descritas no blog. Abraço Taís
ResponderExcluirFoi ano passado, fizemos uma visita no local para a construção da maquete.
ResponderExcluirAcho q foi ano passado
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