domingo, 17 de novembro de 2013

E.E.E. F. Sapucaia do Sul

Grupo: Fernando dos Santos
Até o ano de 1937 contava o distrito com pequenas escolas particulares. A necessidade imperiosa de criação de uma Escola Estadual estruturada tornou-se urgente e efetiva devido ao número crescente de educandos na região. Eis que em 24 setembro de 1937 (Era Vargas, 1930 a 1945) foi criada pelo decreto nº 6754/37 o Grupo Escolar de Sapucaia do Sul, sua primeira diretora foi a professora Nilda Lopes Souto Mayer, a escola iniciou com 80 alunos e 4 professores.

     A Escola Estadual pioneira na localidade é considerada um símbolo da população sapucaiense que sempre a viram como: “Grupo da Figueira”, “Grupo de Sapucaia”, “Grupo Escolar de Sapucaia do Sul”, numa atribuição de pioneirismo, destaque, estima e consideração, a elegeram a parte integrante, atuante, colaborando para o crescimento da nossa Sapucaia do Sul.
     Através de decretos, resoluções e apostilas que citaremos, a escola passou por varias designações.
     Decreto 29.008/79- Resolução nº 111/74 reorganiza o Grupo Escolar da Sede que passa a ser designado e denominado Escola Estadual de 1º Grau de Sapucaia do Sul – 1ª a 4ª série.
     Retificado pela apostila nº 38.947/80 designa como Escola Estadual de Sapucaia do Sul – 1ª a 5ª série.
     Em 1991 face aos pareceres nº 200/84 do Conselho Estadual de Educação e nº 117/91 do Departamento de Ensino do 1º Grau, autorizou o funcionamento da 6ª série e passa a designar-se  Escola Estadual de Sapucaia do Sul – 1ª a 6ª série.
     A partir do parecer 99/99 – 29/01/99 e do processo SE nº 94.353/1900/98.4 autoriza o funcionamento de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
     E, conforme o disposto nas Resoluções CEED de nº 234/98, CEED nº 242/99 e no Parecer CEE nº 99/99, designa como Escola Estadual de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul.
     Hoje a parte restratória é patrimônio tombado onde está localizado  o Museu Histórico de Sapucaia do Sul.
     Atualmente, a Escola conta com 630 alunos, 24 professores e 6 funcionárias, sendo diretora a professora Nivea Luiza Bastos Boavista Nogueira.
     A Escola tem como filosofia sensibilizar o aluno para os valores éticos, políticos e morais, respeitando a individualidade de cada um, exercendo assim um papel mediador na aquisição e transformação de conhecimento.



Estrutura Administrativo-financeira

Serviços oferecidos pela escola: merenda escolar, reforço pedagógico, feira do livro, etc...

Recursos financeiros: PDDE (anual) Eventos realizados (ao longo do ano letivo)
Departamentos que funcionam na escola
Direção
Secretaria
Biblioteca
Coordenação Pedagógica
Salas de Aula Ambiente
Sala dos Professores
Laboratório de Informática
Parque Infantil
Serviço de Orientação Educacional
Recursos financeiros:
 
Mensalmente recebe-se a verba de repasse e Caixa Escolar.
Anualmente a Escola recebe a verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), que é destinada a compra de materiais permanentes e de consumo. Também contamos compõem recursos extras , de eventos tais como: festa junina, Acampamento Farroupilha, feira do Doce, Ação entre Amigos entre outros.
 
Plano de Ação

Metas
Ações



Envolver os pais nas atividades realizadas na escola
- Promover gincanas culturais
- Realizar palestras envolvendo os temas drogas, DSTs, Bulling, violência familiar,
- Segurança, doenças epidemiológicas, doação de órgãos
- Projetos de ensino envolvendo os pais
- Exposição dos trabalhos dos alunos nas reuniões e conselhos de classe




Incentivar o resgate dos valores morais
- Trabalhar com filmes e músicas que despertem o respeito mútuo
- promover trabalhos de campo que evidencie as consequências de atitudes indisciplinadas e/ou infracionárias
- Solicitar junto à 27ª CRE apoio para conclusão das ações
- Convidar pessoas da comunidade para dar depoimentos e testemunhos de vida









Elevar a qualidade do ensino aprendizagem
- Realizar projetos envolvendo as datas cívicas e comemorativas, com temas de acontecimentos emergenciais conforme a necessidade do  momento
- Solicitar apoio de cursos e oficinas pedagógicas de aprimoramentos e capacitação ao corpo docente
- Participar dos programas direcionados pelo MEC
- Promover grupo de estudos com o corpo docente
- Envolver professores e alunos em atividades culturais extra às atividades de rotina escolar
- Realizar diagnósticos e análises de dados do desempenho acadêmico
- Promover projetos de leitura, escrita e cálculos
- Solicitar apoio junto a 27ª CRE cursos de aprimoramento no atendimento aos alunos com necessidades especiais



Assegurar o cumprimento da LDBEN e Regimento Escolar
- Promover estudos da LDBEN 
- Retomada constante do Regimento escolar
- Aplicar corretamente o sistema de avaliação
- Informar aos pais ou responsáveis, os métodos  e critérios de avaliação em cada trimestre
-  Realizar o Conselho de Classe



Trabalhar com a comunidade escolar conceitos de disciplina, respeito, responsabilidade, ética, amor ao próximo e outros
- Abordar os temas transversais em aula e em atividades extras
- Promover momentos de reflexão e palestras educativas que possam contribuir com a conscientização da comunidade escolar
- Aplicar dinâmicas de grupo
- Utilizar vídeos
- desenvolver projetos relacionados a ética., disciplina, responsabilidade e respeito mútuo





Promover eventos educativos e recreativos
- Promoção de eventos educativos por ocasião de datas cívicas e comemorativas relacionadas ao meio ambiente, carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Dia do Estudante, independência do Brasil,
Dia das Crianças, Dia dos |Professores, Natal; através de teatros , excursões culturais, gincanas, olimpíadas, feiras culturais, mostra científica e folclórica, comemorações e exposições em todas as áreas do conhecimento

Projetos que serão desenvolvidos na escola

Projeto
Objetivos

Leitura
Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da leitura no dia a dia
Trazer autor presente
Oportunizar feira do livro

Meio Ambiente
Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais nos quais interagem aplicando no seu cotidiano

Festa Junina
Resgatar valores culturais relativos a festividade
Desenvolver o gosto pelas poesias, musicas e danças

Tradicionalismo
Resgatar as tradições gaúchas
Repassar valores culturais
Estimular ritmos e danças


Brincadeiras  Infantis
Resgatar brincadeiras antigas
Estimular a comemoração do dia da criança
Desenvolver raciocínio lógico e corporal
Trabalhar coordenação motora ampla e fina
Desenvolver percepção auditiva e visual

Páscoa
Promover um encontro com a religiosidade respeitando as diversidades
Sensibilizar a comunidade para a elevação da mesma

Feira de Ciências e Idéias
Trabalhar temas importantes do cotidiano
Desenvolver a capacidade de pesquisa dos alunos
Desenvolver e promover o  convívio social
Desenvolver a criatividade
Trazer a família para dentro da escola

Folclore
Distinguir as diferenças de costumes das festas em outros países e estados bem como suas semelhanças com a nossa cultura

Africanidade
Trabalhar o ancestral africano
História e cultura afro-brasileira e africana
Sensibilizar a comunidade para a diversidade étnico-racial



 

4 comentários:

  1. Olá Fernando, que bom que conseguisses informações para realizar a tarefa. Foi realizada uma entrevista? De onde foram retiradas essas informações? Algum fato importante que possas acrescentar da tua visita? Qual a tua visão do desenvolvimento/ evolução da escola? Abraço Taís

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  2. Olá Fernando, reforço minhas questões do comentário anterior, pois são dados importantes para que possamos debater o assunto. A interação com alguém da escola para nos relatar a evolução ou sua história é bem importante nessa tarefa. É bem importante que façam a referência de onde foram retiradas as informações descritas no blog. Abraço Taís

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  3. Foi ano passado, fizemos uma visita no local para a construção da maquete.

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