domingo, 17 de novembro de 2013

Instituto de Educação General Flores da Cunha



O Instituto de Educação General Flores da Cunha é uma escola pública de Porto Alegre, sendo o mais antigo estabelecimento de ensino secundário e de formação de professores da cidade. Foi nomeado em homenagem ao governador do Rio Grande do Sul e general do exército brasileiro, José Antônio Flores da Cunha, natural de Santana do Livramento.

                                                   Foto retirada do Google 
                                       
                           Foto do blog: http://ronaldofotografia.blogspot.com.br
                                               
História

Foi criado como Escola Normal da Província em 5 de março de 1869, sendo instalada a 1 de maio do mesmo ano, objetivando a formação de um quadro docente para o ensino primário. Nas reformas estruturais na educação decretadas por Júlio de Castilhos em 1897, a Escola Normal foi transformada em 1901 em Colégio Distrital de Porto Alegre, e em 1906 outro decreto a tornava Escola Complementar.
Até a década de 1930 funcionou num edifício na esquina das ruas Marechal Floriano e Duque de Caxias, e em 1930 foi determinada a construção de uma sede nova na sua localização atual, na Avenida Osvaldo Aranha, projetada por Fernando Corona. Antes de ser terminado abrigou a seção cultural da Exposição do Centenário Farroupilha, em 1935. As obras foram completadas em 1936. Um decreto de 9 de janeiro de 1939 conferiu-lhe a presente denominação. O prédio foi tombado pelo município em 1997 e pelo IPHAE em 2006.
Sua fachada, de dois pavimentos, é desenhada seguindo uma inspiração neoclássica austera e simplificada, destacando-se as imponentes colunas jônicas no pórtico de entrada e as pilastras de mesma linha nos blocos em projeção nas extremidades. No seu saguão existem três grandes e importantes pinturas a óleo, que estão entre as cinco maiores do país: Garibaldi e A Esquadra Farroupilha (1919), de Lucílio de Albuquerque, e A Tomada da Ponte da Azenha (1922) e Chegada dos Casais Açorianos (1923), ambas de Augusto Luiz de Freitas, que estão sendo restauradas através de uma campanha pública lançada para sua recuperação pela Associação dos Ex-Alunos.
O Instituto teve e tem uma importante participação no universo educacional gaúcho e porto-alegrense, com seus cursos primário e secundário e de magistério. Diversas personalidades gaúchas frequentaram suas aulas, e ali foi o primeiro local no estado onde foram introduzidas metodologias pedagógicas e de formação de professores que tiravam partido das novas pesquisas em Psicologia no início do século XX, inovações posteriormente irradiadas para outros estabelecimentos num processo que teve destacada participação feminina "em uma época onde as mulheres eram relegadas a um papel secundário e a profissão de professora vista como complemento da maternidade".

                                
                                     


               Frente do Instituto                     

Foto lateral do Instituto

Foto frete Instituto


Fotos tirada pela aluna Dóris Apolonia Russo

Referência:


Instituto de Educação General Flores da Cunha.Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_de_Educa%C3%A%C3%A3o_General_Flores_da_Cunha> Acessado em:01 de novembro de 2013.  


Postagem dos Alunos: Ana Lucia Lima, Daniela Pacheco da Silva, Dóris Apolonia Russo, Jorge Roberto Santos Miranda, Paulo Fernando Soares e Fernando dos Santos


6 comentários:

  1. Olá pessoal, vocês visitaram a escola? Entrevistaram/ conversaram com alguém da instituição? O que acharam de realizar a tarefa, o que ficou da experiência em relação a história da educação, em relação a essa pesquisa? Abraço Taís

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  2. Não visitei a escola desta vez por falta de tempo hábil, pois, trabalhando e mais o estágio, não foi possível ir a escola durante a semana, mas conheço o IE há muito tempo. Sei que era uma das melhores e mais tradicionais escolas de Porto Alegre, agora acredito que esteja mais ou menos ao nível geral, pois infelizmente é o que vem acontecendo com as escolas, todas niveladas por baixo. Até o final dos anos 70's era frequentada apenas por moças e isto era muito legal, quando havia os encontros de corais e jogos de voleibol entre as escolas de Porto Alegre e havia ainda o dia da parada da mocidade (05/09) as meninas do IE faziam muito sucesso e tudo virava uma grande diversão. O IE tem ainda a escola normal (hoje magistério). Gostaria de poder ter mais tempo para pesquisar sobre a história da educação, mas é tudo muito corrido, não há tempo para deter-me muito em quase nada. Eu tenho procurado juntar material sobre as mulheres matemáticas, pois tenho interesse sobre o assunto mas, cadê tempo para a leitura.Estou lotada de livros em minha pequena biblioteca, talvez quem sabe após o termino da faculdade eu possa dedicar-me ao assunto.

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  3. Olá Doris, entendo que os dias andam bem corridos mesmo, sendo assim podemos já colocar esse como um dos itens de mudança na nossa educação, temos que dividir (e já falo isso para as crianças e adolescentes também) um tempo que era para ser dedicado a formação, estudo, capacitação, com mais mil tarefas impostas no nosso dia a dia.
    Quanto a tua colocação "pois infelizmente é o que vem acontecendo com as escolas, todas niveladas por baixo", porque entendes que isso vem acontecendo? O que vem acontendo inclusive com escolas que eram referência na educação? Conto com a participação dos colegas para enriquecer a discussão. Abraço Taís

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    1. Talvez minha expressão possa soar meio forte mas, é que, até pela minha idade (56), vivi um período onde o professor era respeitado, a disciplina, o respeito faziam parte da educação recebida dos pais. A escola era extensão da casa de gente. Meus pais participavam ativamente de nossa vida escolar. E o que vemos hoje? Pais ausentes, professores agredidos, a indisciplina é uma constante em qualquer sala de aula (pública ou privada). Na periferia muitas mães apenas geram filhos para receberem o bolsa família, elas colocam as crianças nas escolas e nem sabem o horário de aula dos filhos pois, nunca aparecem na escola.
      Durante 4 anos trabalhei em diversas escolas de Porto Alegre, levava aos alunos um projeto sobre empreendedorismo e posso falar por experiência própria estamos bem próximos do caos. Sempre procurei conversar com os gestores das escolas e as respostas foram as mais diversas, principalmente em escolas privadas temos que facilitar para evitarmos a evasão. Agora mesmo, no meu ECS II, tive um aluno, no 7º ano, que nunca aprendeu como dividir e me pergunto como ele chegou ao 7º ano do ensino fundamental?

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  4. Olá pessoal, e o restante do grupo teve condições de visitara escola? Conversar com alguém? lembrem que esses são itens importantes da tarefa. Ainda há tempo para fazer novas contribuições, e não esqueçam que a interação faz parte da avaliação. Tentem responder as questões levantadas na tarefa, como a formação dos professores , influência o período que a escola foi construída. Aguardo a interação de vocês. Abraço Taís

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  5. Taís como coloquei anteriormente ainda não foi possível ir até a escola no horário de aulas e agora estão em férias de verão. Prometo que quando eles retornarem em fevereiro vou até lá e faço um trabalho melhor.

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