Universidade Federal de Pelotas
Polo: Sapucaia do Sul
Postagem dos alunos: Luciano B. Coiro, Michele von Hohendorff, Otília Khaty Stiebe, Waldir Correia das Neves Junior e Fernanda Barbosa Henrique
A escola mais antiga, que se têm registros na cidade de São Leopoldo é o Gymnásio Nossa Senhora da Conceição. Foi fundado em 1869 e naquela época havia a separação de gêneros nas escolas, portanto, o Gymnásio atendia somente os meninos, filhos de imigrantes alemães, que fundaram a cidade de São Leopoldo.
Os professores em sua maioria eram religiosos, já que a escola foi fundada por padres jesuítas.
Fundado em 1869, transformou-se em Seminário em 1913 e a partir de 1942 passou à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, hoje UNISINOS (sede antiga).
Imagem tirada do site: http://www.museuhistoricosl.com.br/mostragalerias.cfm?id=3&pg=1&cd=15#title
Já as menina, eram atendidas em um prédio ao lado, na Escola São José.
O Colégio São José foi o primeiro estabelecimento fundado no Brasil pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis. Procedentes da Alemanha chegaram a São Leopoldo no dia 2 de abril de 1872. As Irmãs foram alojadas numa casa com uma porta e duas janelas, com quatro peças em chão batido.
No dia 5 de abril, já iniciaram as aulas com as primeiras 23 alunas, numa sala com três velhos bancos. Esta é considerada como a data de fundação do Colégio São José. Em 1884, quando o Colégio já estava localizado ao lado da Igreja Matriz, começou a receber alunas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Uruguai e Argentina, de modo que, em poucos anos, a Escola já contava com 137 alunas internas e muitas externas.
Durante seus primeiros 50 anos, o Colégio São José funcionou às margens do Rio dos Sinos, ao lado do Ginásio Conceição, dos Padres Jesuítas.
No ano de 1923 ocorreu a mudança das margens do Rio dos Sinos para a Colina do Monte Alverne, onde está atualmente. O novo São José, rodeado por muito verde e belas paisagens, surgiu das adaptações feitas no prédio onde funcionava o Sanatório Santa Elisabeth, transferido para o prédio ao lado.
Aos poucos, a construção foi sendo ampliada com novos pavilhões para acolher a juventude cada vez mais numerosa.

A escola São José possui um espaço onde expões objetos antigos, relacionados à educação
Imagens do acervo da escola:
Imagens do acervo da escola:
Para enriquecer a pesquisa, o grupo visitou o Museu Visconde de São Leopoldo.
Lá, encontramos materiais escolares antigos: lousas ao invés de cadernos, sacolas no lugar de mochilas, e também a temida palmatória.
No museu encontramos também muitos brinquedos, livros infantis escritos principalmente em alemão e até um ábaco usado nas aulas de matemática.
Através desta pesquisa pudemos fazer uma linha do tempo com as informações obtidas do passado e com as informações colhidas através da visita ao prédio da antiga sede da Unisinos.
A Sede Antiga da Unisinos, localizada no centro de São Leopoldo, teve sua primeira parte construída no ano de 1880 com o auxílio de padres jesuítas. Seu principal objetivo era de estender o ensino já existente no Ginásio Conceição, considerado o primeiro ginásio oficial do Rio Grande do Sul, e transformá-lo na Faculdade de Filosofia e Teologia.
As primeiras paredes erguidas da construção do prédio da Faculdade contaram com a ajuda de vários padres jesuítas que já lecionavam no local. Estes não eram nem construtores nem arquitetos, mas foram eles que auxiliaram na execução do prédio se baseando no que já conheciam da Europa. O estilo do prédio e suas colunas são típicos do estilo alemão do século XIX. Hoje qualquer um que entra nos prédios da Sede Antiga da Unisinos e que tenha um conhecimento maior dos estilos arquitetônicos europeus logo identifica sua arquitetura.

Durante a visita à antiga sede da Unisinos, contamos com o auxílio do Sr. Idnei Zen, Coordenador do Centro de Cidadania, que além de nos mostrar o interior do prédio nos fez uma breve histórico das mudanças ocorridas desde a fundação até os dias de hoje.
Hoje, a antiga sede da Unisinos é um prédio histórico tombado pelo patrimônio cultural de São Leopoldo, porém, já sofreu inúmeras reformas, inclusive estão com um projeto para uma nova construção no prédio, já que, com o tempo, muitas salas já estão condenadas.
O prédio em seu interior já foi todo modificado, não ficando nada da época de sua fundação, somente a estrurura externa, que foi construída a partir de 1880. Hoje, internamente, a escola não possui nada que configure uma sala de aula daquele tempo.
A antiga faculdade mantém uma série de atividades sociais, mostrando a preocupação da Universidade junto à sociedade. Nessas atividades estão incluídos o Juizado Especial Cível, a Assistência Jurídica Gratuita, o Programa Interdisciplinar de Promoção e Atenção à Saúde (PIPAS), o Serviço Interdisciplinar de Atendimento e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (S.I.A.P.E.A.), o Projeto Sinos Acorda - FASE I, o Projeto Ofi-Sinos, o Serviço Social - Assessoria a Movimento de Mulheres e Organizações Comunitárias, Núcleo Temático da Terceira Idade (NUTTI), o Movimento Viva São Leopoldo, UPAM - União de Proteção ao Ambiente Natural, Associação dos Diabéticos e Familiares do Vale do Rio dos Sinos e Conselho Municipal do Idoso.
Como a integração cultural é uma das prioridades da antiga sede, lá está localizado o Movimento Coral Unisinos, a Orquestra Unisinos, a Oficina de Teatro, o Projeto Sinos Acorda, o Festival de Inverno Unisinos e o Museu do Instituto Anchietano de Pesquisa, que é aberto à visitação mediante agendamento. Esses projetos visam integrar a comunidade e entregar a um grande número de pessoas atividades que possam enriquecer a cultura da comunidade da região
Desde a criação do Gymnásio Nossa Senhora da Conceição, a educação mudou, a cidade mudou, o mundo mudou. De uma época onde uma única sala de aula era suficiente para caracterizar uma escola, onde haviam escolas separadas para rapazes e moças e alunos de séries diferentes numa mesma sala, cujos professores eram na grande quase que na totalidade padres e freiras, para um mundo moderno, com professores especializados e como formação continuada, tecnologia informatizada, um mundo globalizado, sem diferenciação entre rapazes e moças, onde as escolas seguem normatizações como metros quadrados por alunos salas de aulas, número de banheiros de acordo com a capacidade da escola, mas, acima de tudo, valores muitos diferentes.
Ao realizarmos esta pesquisa, fizemos algumas reflexões a respeito do que descobrimos. Encontramos nos dados da época, relações completamente diferentes entre professores e alunos, com regras rígidas e o processo de educação centralizado na figura do professor. Hoje em dia a centralização é na figura do aluno, e as relações pernamanecem difíceis. Se antes era difícil para o aluno manter dialogo aberto com seus professores devido à rigidez, hoje é difícil o professor abrir dialogo com os alunos devido à falta de regras. Pudemos constatar que até mesmo um prédio histórico como o Gymnásio Nossa Senhora da Conceição tombado pelo patrimônio publico, encontra-se pichado em sua área externa, algo impensável pelos alunos da época da antiga escola.
Deixamos então uma reflexão para nossos colegas: Imaginando que a relação entre as duas épocas seja um pêndulo, o que falta para estabelecer um equilíbrio entre essas épocas?
Olá pessoal, bom trabalho! Que bom que conseguiram realizar a tarefa. As reflexões que trazem no final da tarefa são bem importantes para debatermos a "evolução" ou de fato a história de educação. Conseguiram conversar com professores da época da escola? Professores mais antigos que trouxessem a experiência vivida? Reforço o pedido de interação de vocês aos colegas, o que pensam sobre a reflexão deixada pelo grupo? Imaginando que a relação entre as duas épocas seja um pêndulo, o que falta para estabelecer um equilíbrio entre essas épocas?
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Olá professora, quando visitamos a escola, conversamos com o Professor Idnei Zen, atualmente o coordenador do Centro de Cidadania da Unisinos. O prédio atualmente pertence a esta universidade e funciona com a pratica de projetos sociais envolvendo aulas de música, dança e artes para pessoas carentes e da terceira idade. O prédio é tombado como patrimônio histórico e cultural do município de São Leopoldo e possui um custo muito alto de manutenção da Universidade. Sua arquitetura externa está completamente preservada, mas internamente já foi bastante modificada. As antigas salas de aulas viraram salas de música com acústica apropriada e equipamentos modernos, os antigos dormitórios dos internos e tornaram salas administrativas do projeto. Mesmo o professor Idnei não sendo da época, tem vasto conhecimento da história do antigo Gymnásio (Assim era escrito na época). Foi muito rica a experiência pois fizemos uma verdadeira viágem no tempo (Razão do título do nosso artigo). Completamos nossa viagem no museu Visconde de São Leopoldo, que possui muiutos objetos escolares da época, conforme as fotos que postamos aqui no blog.
ResponderExcluirA ideia de deixarmos a pergunta do pendulo no final, veio da nossa reflexão sobre o nosso trabalho de pesquisa. Podemos traçar um paralelo entre a época antiga e a atual que ilustra essa ideia e reflexão: Encontramos no museu uma palmatória e encontramos o belíssimo prédio do antigo Gymnásio pichado externamente por jovens que certamente são estudantes atuais. Evidentemente não concordamos com a antiga palmatória e também é inconcebível que hoje depredem locais, que guardam a nossa memória. Esse é objetivo da nossa pergunta. Convocamos os colegas para debatermos esse enigma do pendulo em busca de respostas. O que acham?
ResponderExcluirOlá Waldir, ótima participação! É isso mesmo a intenção é interagir, discutir como se deu o processo da história ou evolução da educação. Olhar crítico auxilia na formação de educadores preocupados com a educação. Reforço a tua convocação aos colegas para refletir sobre o "enigma" ... Abraço Taís
ResponderExcluirOlá pessoal, como uma escola tão cheia de história, tantas mudanças, uma riqueza de evolução, o que a escola de "hoje" (atual) reflete dessa hitória, por exemplo ter prédios separados para a educação de meninos e meninas, a fundação por padres jesuítas? Algum desses dados da história refletem ainda na escola hoje? Abraço Taís
ResponderExcluirGostei bastante de realizar esta pesquisa, juntamente com meus colegas de grupo, penso que as informações obtidas através das entrevistas, visitas e pesquisas na internet foram muito relevantes para tentarmos compreender essa mudança tão radical que ocorreu na educação nos últimos anos.
ResponderExcluirPenso que a burocracia envolvendo às escolas aumentou consideravelmente, pois antigamente somente uma ou duas salas de aula, com alunos de diferentes séries já era considerado uma "escola". Hoje em dia, as escola possuem cada vez mais ambientes projetados para uma melhor aprendizagem, com salas especiais como: laboratório de Informática, de Ciências, de Matemática... Sala de Recursos Multifuncionais, de Multimídias...
Outro ponto que evoluiu foi a formação dos professores: na escola antiga, religiosos eram nomeados professores, sem ter uma graduação específica ligada à educação. E sabemos que hoje em dia, a formação continuada é uma exigência da profissão.
Mas, como toda essa mudança, também vieram pontos negativos.
ResponderExcluirPenso que os professores estão cada vez mais desvalorizados, tanto pelos alunos quanto pelos governantes e responsáveis pelas escolas.
Lembro do meu avô, que já é falecido, contanto aos amigos e familiares do "orgulho" de ter uma neta professora... Hoje em dia, esse sentimento não é tão difundido, pois, por mais importância que esta profissão tenha na vida dos nossos alunos, essa valorização não é reconhecida como já foi antigamente.
Olá Michele, é lamentável ver de fato esse processo acontecendo, a desvalorização do professor e da educação. Acredito que outra coisa que tenha de alguma forma "atrapalhado" um pouco é a questão da tecnologia a qualquer preço, informações, muitas vezes não tão fiéis, porém que respondem dúvidas imediatas " sem precisar do professor".
Excluir... Muito boa a tua contribuição! Abraço Taís
Pensando sobre o questionamento feito... entendo que as diferenças são imensas, tanto por parte dos profissionais (Professores) quanto pelo alunado, também as Tecnologias ao mesmo tempo que nos abrem parâmetros mundiais e nos auxiliam nas pesquisas, também distraem os jovens com seus links interativos que muitas vezes dispersam os alunos em redes sociais.A família também possui modelagens diferentes, os valores já não são mais os mesmos, a constituição das famílias são diferentes. Para que haja um equilíbrio no momento atual, as políticas familiares e escolares terão que andarem juntas, assim como a qualificação sequencial dos professores, na busca de atrair seus alunos de uma forma interativa.
ResponderExcluirÉ Waldir está muito difícil alcançar este equilíbrio, quando a gente pensa que esta "tudo dominado" surge alguma coisa ou alguém e nosso trabalho com os alunos vai por água a baixo. As vezes penso que o problema está na família, ela tornou-se apenas a supridora de alimentos e bens materiais. Nos USA, os professores dizem que tudo é culpa do "bureau of education" que tirou toda a autoridade dos professores e aqui na terra "brazilis" será do ECA? Não sei, apenas sei que é preciso que aconteça mudança e rápida. Não podemos nos dar ao luxo de perdermos estes jovens que ai estão.
ResponderExcluirPossuo uma linda medalha do Colégio Nossa Senhora da Conceição muito antiga. Na frente trás a santa no interior de uma linda cruz tendo cada vértice uma rosa. Ao redor da santa tras o nome do colegio e aos pes dela a inscrição Sâo Leopoldo. No verso ao centro um símbolo de ensino: um globo em cima de um livro aberto. Circunda esse símbolo um ramo de um lado e um ramo do outro lado, nao sei se são de Oliveira e Acácia, que se entrelaçam abaixo e um lindo laço. Ao redor disso tudo esta escrito: Honra ao Mérito. Uma linda medalha creio que em bronze. Uma peça histórica. Se alguém souber de algo a respeito dessa linda peça por favor me informem tudo sobre ela: email: alfredobonessi@ gmail.com
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