sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Entrevista sobre inclusão escolar de alunos surdos ou suro e mudos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPEL
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA – CLMD

Polo: Sapucaia do Sul
Aluno: Alex Sandro Leal Viacava, André Ricardo Lessa, Flavio Barcelos Alff e Marcos Santos Silva
Referência: Blog1
ROTEIRO – BLOG 1

Entrevista sobre inclusão escolar de alunos surdos ou suro e mudos.
Visitamos a E. M. E.F Júlio Stroer, em Sapucaia do Sul, onde há um aluno com deficiência auditiva moderada, mas que fala e se expressa. O aluno conta com o “Apoio” que é uma professora, que sabe libras e acompanha este aluno em tempo integral deste, na Escola.
Todo aluno que tem atestado médico, por moléstia, deficiência ou doença tem acompanhamento do “Apoio”, com companhia constante de um professor preparado para cada caso.
Existe também, na maioria das escolas do município uma “Sala de Recursos”, onde o aluno tem recursos e atividades a fim de superar os obstáculos. 
Além destes, o município disponibiliza o CAM (Centro de Atendimento Municipal), onde o aluno tem um acompanhamento no turno inverso e com atividades específicas para melhor adaptá-lo e promover sua inclusão.

Portanto a inclusão de alunos, em Sapucaia do Sul, é levada a sério e é um exemplo a ser seguido.

6 comentários:

  1. Legal a postagem de vcs, como não combinamos no polo para não repetirmos escolas, nosso grupo também acabou fazendo nessa escola. Em seguida posto nossas contribuições!

    Viviane

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal, que bom que estão conseguindo acesso nas escolas para realizar a atividade. Pois é Viviane, se a cidade possuir poucas escolas, ou poucas com acesso as turmas e alunos, acredito que possam se repetir, o importante é que cada grupo realize a sua atividade separadamente, mesmo que na mesma escola, para cada trabalho ter a sua identidade. Bom trabalhos a todos!

      Excluir
  3. Olá pessoal gostaria de corrigir meu comentário anterior, conforme consta nas orientações da atividade "a seguir escolham escolas da região de seu Polo ou de sua cidade, de forma a não haver repetição com nenhum outro grupo", as escolas não deveriam ser repetidas nos grupos e sim contemplar as realidades das escola mesmo não havendo alunos surdos nas mesma. Sendo assim, peço desculpas pelo comentário. Abraço Taís

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Gostaria de questiona-los: Como vocês sentiram este processo de inclusão na escola pesquisada?
    Aguardo interações,
    Abraços

    ResponderExcluir