Universidade Federal de Pelotas
Polo: Sapucaia do Sul
Postagem dos alunos: Luciano B. Coiro, Michele von Hohendorff, Otília Khaty Stiebe, Waldir Correia das Neves Junior e Fernanda Barbosa Henrique
A escola mais antiga, que se têm registros na cidade de São Leopoldo é o Gymnásio Nossa Senhora da Conceição. Foi fundado em 1869 e naquela época havia a separação de gêneros nas escolas, portanto, o Gymnásio atendia somente os meninos, filhos de imigrantes alemães, que fundaram a cidade de São Leopoldo.
Os professores em sua maioria eram religiosos, já que a escola foi fundada por padres jesuítas.
Fundado em 1869, transformou-se em Seminário em 1913 e a partir de 1942 passou à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, hoje UNISINOS (sede antiga).
Imagem tirada do site: http://www.museuhistoricosl.com.br/mostragalerias.cfm?id=3&pg=1&cd=15#title
Já as menina, eram atendidas em um prédio ao lado, na Escola São José.
O Colégio São José foi o primeiro estabelecimento fundado no Brasil pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis. Procedentes da Alemanha chegaram a São Leopoldo no dia 2 de abril de 1872. As Irmãs foram alojadas numa casa com uma porta e duas janelas, com quatro peças em chão batido.
No dia 5 de abril, já iniciaram as aulas com as primeiras 23 alunas, numa sala com três velhos bancos. Esta é considerada como a data de fundação do Colégio São José. Em 1884, quando o Colégio já estava localizado ao lado da Igreja Matriz, começou a receber alunas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Uruguai e Argentina, de modo que, em poucos anos, a Escola já contava com 137 alunas internas e muitas externas.
Durante seus primeiros 50 anos, o Colégio São José funcionou às margens do Rio dos Sinos, ao lado do Ginásio Conceição, dos Padres Jesuítas.
No ano de 1923 ocorreu a mudança das margens do Rio dos Sinos para a Colina do Monte Alverne, onde está atualmente. O novo São José, rodeado por muito verde e belas paisagens, surgiu das adaptações feitas no prédio onde funcionava o Sanatório Santa Elisabeth, transferido para o prédio ao lado.
Aos poucos, a construção foi sendo ampliada com novos pavilhões para acolher a juventude cada vez mais numerosa.

A escola São José possui um espaço onde expões objetos antigos, relacionados à educação
Imagens do acervo da escola:
Imagens do acervo da escola:
Para enriquecer a pesquisa, o grupo visitou o Museu Visconde de São Leopoldo.
Lá, encontramos materiais escolares antigos: lousas ao invés de cadernos, sacolas no lugar de mochilas, e também a temida palmatória.
No museu encontramos também muitos brinquedos, livros infantis escritos principalmente em alemão e até um ábaco usado nas aulas de matemática.
Através desta pesquisa pudemos fazer uma linha do tempo com as informações obtidas do passado e com as informações colhidas através da visita ao prédio da antiga sede da Unisinos.
A Sede Antiga da Unisinos, localizada no centro de São Leopoldo, teve sua primeira parte construída no ano de 1880 com o auxílio de padres jesuítas. Seu principal objetivo era de estender o ensino já existente no Ginásio Conceição, considerado o primeiro ginásio oficial do Rio Grande do Sul, e transformá-lo na Faculdade de Filosofia e Teologia.
As primeiras paredes erguidas da construção do prédio da Faculdade contaram com a ajuda de vários padres jesuítas que já lecionavam no local. Estes não eram nem construtores nem arquitetos, mas foram eles que auxiliaram na execução do prédio se baseando no que já conheciam da Europa. O estilo do prédio e suas colunas são típicos do estilo alemão do século XIX. Hoje qualquer um que entra nos prédios da Sede Antiga da Unisinos e que tenha um conhecimento maior dos estilos arquitetônicos europeus logo identifica sua arquitetura.

Durante a visita à antiga sede da Unisinos, contamos com o auxílio do Sr. Idnei Zen, Coordenador do Centro de Cidadania, que além de nos mostrar o interior do prédio nos fez uma breve histórico das mudanças ocorridas desde a fundação até os dias de hoje.
Hoje, a antiga sede da Unisinos é um prédio histórico tombado pelo patrimônio cultural de São Leopoldo, porém, já sofreu inúmeras reformas, inclusive estão com um projeto para uma nova construção no prédio, já que, com o tempo, muitas salas já estão condenadas.
O prédio em seu interior já foi todo modificado, não ficando nada da época de sua fundação, somente a estrurura externa, que foi construída a partir de 1880. Hoje, internamente, a escola não possui nada que configure uma sala de aula daquele tempo.
A antiga faculdade mantém uma série de atividades sociais, mostrando a preocupação da Universidade junto à sociedade. Nessas atividades estão incluídos o Juizado Especial Cível, a Assistência Jurídica Gratuita, o Programa Interdisciplinar de Promoção e Atenção à Saúde (PIPAS), o Serviço Interdisciplinar de Atendimento e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (S.I.A.P.E.A.), o Projeto Sinos Acorda - FASE I, o Projeto Ofi-Sinos, o Serviço Social - Assessoria a Movimento de Mulheres e Organizações Comunitárias, Núcleo Temático da Terceira Idade (NUTTI), o Movimento Viva São Leopoldo, UPAM - União de Proteção ao Ambiente Natural, Associação dos Diabéticos e Familiares do Vale do Rio dos Sinos e Conselho Municipal do Idoso.
Como a integração cultural é uma das prioridades da antiga sede, lá está localizado o Movimento Coral Unisinos, a Orquestra Unisinos, a Oficina de Teatro, o Projeto Sinos Acorda, o Festival de Inverno Unisinos e o Museu do Instituto Anchietano de Pesquisa, que é aberto à visitação mediante agendamento. Esses projetos visam integrar a comunidade e entregar a um grande número de pessoas atividades que possam enriquecer a cultura da comunidade da região
Desde a criação do Gymnásio Nossa Senhora da Conceição, a educação mudou, a cidade mudou, o mundo mudou. De uma época onde uma única sala de aula era suficiente para caracterizar uma escola, onde haviam escolas separadas para rapazes e moças e alunos de séries diferentes numa mesma sala, cujos professores eram na grande quase que na totalidade padres e freiras, para um mundo moderno, com professores especializados e como formação continuada, tecnologia informatizada, um mundo globalizado, sem diferenciação entre rapazes e moças, onde as escolas seguem normatizações como metros quadrados por alunos salas de aulas, número de banheiros de acordo com a capacidade da escola, mas, acima de tudo, valores muitos diferentes.
Ao realizarmos esta pesquisa, fizemos algumas reflexões a respeito do que descobrimos. Encontramos nos dados da época, relações completamente diferentes entre professores e alunos, com regras rígidas e o processo de educação centralizado na figura do professor. Hoje em dia a centralização é na figura do aluno, e as relações pernamanecem difíceis. Se antes era difícil para o aluno manter dialogo aberto com seus professores devido à rigidez, hoje é difícil o professor abrir dialogo com os alunos devido à falta de regras. Pudemos constatar que até mesmo um prédio histórico como o Gymnásio Nossa Senhora da Conceição tombado pelo patrimônio publico, encontra-se pichado em sua área externa, algo impensável pelos alunos da época da antiga escola.
Deixamos então uma reflexão para nossos colegas: Imaginando que a relação entre as duas épocas seja um pêndulo, o que falta para estabelecer um equilíbrio entre essas épocas?